terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Cápsula do tempo em São José dos Campos."

Como será que São José dos Campos estará daqui a 50 anos...




Eu acho que São José estará com muitos aviões no céu, aqui é a cidade do avião, eu não sei como eu vou estar, espero que esteja casado com filhos, trabalhando de desenhista em uma editora como animes, morando em outro lugar, mas em São José , ainda vou ter meus cadernos de desenho e minha coleção de revistas do sonic e de action figure (figuras de ação), pretendo ainda ter meus vídeo games, minha coleção vai aumentar, ja tenho 50 jogos do sonic pretendo chegar a 100. Se minha irmã aprontar vou corrijí-la mas não com a cinta nem com o chinelo vou falar que aquilo é errado. Não sei se meu desenho será escolhido para cápsula do tempo, se for fico feliz, mas se não for não tem importância fico feliz só de ter participado e boa sorte para mim!



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto:"A Música em minha vida."






Projeto: "A Música em minha vida."




FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA
Presidente: Roniel T. Soeiro de Faria.
Diretor Geral: Joás Garcia Moreno Sanches.
Diretora da Divisão Criança: Dagmar Braz de Queiroz.
Gestora da Unidade: Maria Luiza Emídio.


Missão da Instituição:

Servir ao município de São José dos Campos, com eficiência, na execução da política de atendimento a crianças e adolescentes provenientes das classes menos favorecidas, com a finalidade de garantir sua formação integral.

Equipe profissional responsável pelo projeto:
Maria Luiza Emídio: Gestão e Serviço Social.
Maria das Graças Miacci: Professora de Informática na Educação.
Ricardo Vieira dos Santos: Educação Musical.

Justificativa:

"A Música em minha vida" surgiu com a vinda do professor Ricardo para unidade, pois é certo que a Música, faz parte do dia a dia de todas crianças, independentemente de sua classe socioeconômica.
Mediante a música, as crianças descobrem o valor que tem a combinação do som e do silêncio, elementos básicos para sua compreensão. Este trabalho visa mostrar como se pode trabalhar a música em nossos momentos ou em espaços nos quais se deseja que a música faça parte ativa das atividades desenvolvidas, sendo assim, a linguagem musical passa a ser uma etapa educativa com função lúdica e criativa, através de pesquisas e bibliográficas.

Objetivo Geral:

Compreender, intergrar e comunicar-se com a música como instrumento pedagógico, para o desenvolvimento humano educacional e mental.

Buscando-se, através da música, dentro e fora dos nossos momentos de aula como um instrumento de apoio no comportamento mental, movimentos motores, raciocínio lógico e a outros fins.


Objetivo Específicos:
Desenvolver a percepção auditiva e memória musical.
Possibilitar que nossas crianças aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical.

Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências.


Metodologia:

Estaremos envolvendo as crianças em nosso principal propósito em música, desta maneira poderemos explorar a expressão corporal, audição, leitura, escrita, interpretação e sua criatividade sendo assim sua sensibilidade, emoção e até mesmo seu equilíbrio virão a tona através da música.


Resultados e Produtos Esperados:

Participação ativa dos momentos de Educação Musical e Informática na Educação, onde estaremos trabalhando a música em suas diversas maneiras, que nossas crianças desenvolvam o hábito de ouvir e reproduzir a música em coral ou em desenho no aplicativo Paint retratando toda emoção sentida ao ouvi-la, estar postando em nosso Blog toda produção realizada.

Avaliação:

O desafio dos objetivos do nosso projeto, não será medido através de notas, mas sim no dia a dia, observando o comportamento, a criatividade, os relatos das crianças ao longo dos nossos momentos, considerando o avanço da criança e não a perfeição na execução das músicas aprendidas.

Divulgação da Experiência:

O principal meio d ecomunicação para divulgação das experiências realizadas será em nosso blog: http://esperancadosaber.blogspot.com/

Orçamento:
Não há itens para orçamento.

Bibliografia:

Revista: " Nova Escola"


wikipedia.org/wiki/Era_(projeto_musical)



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Roda do Folclore."



Nossa "Roda do Folclore" foi extremamente rica e prazerosa, pois todas crianças e funcionários participaram e divertiram muito com as leituras das lendas e mitos, trava - línguas, adivinhas, cantigas de roda e brincadeira passa peneira, mas na verdade passamos o chocalho.






Iniciamos nossa roda com a Creusa nossa querida cozinheira que cantou "Se esta rua fosse minha". Para Creusa foi como voltar ao passado, pois ela cantava essa música quando era criança.
Fotos da Roda do Folclore:







































































"Folclore não é apenas festa de santo e comida típica. É a sabedoria de um povo, seu modo de encarar a vida, de agir e reagir."

"Visita ao Museu do Folclore"

Folclore - ciência do homem
Senhor Rossini Tavares de Lima, criador do Museu do Folclore de São Paulo diz: " é uma ciência do homem, que analisa o homem cultural nas suas expressões de cultura espontânea, do sentir, pensar, agir e reagir, e também no contexto da sociedade em que vive, portanto, como homem social"
Nós também concordamos com o senhor Rossini e neste mês estudamos: lendas, parlendas, cantigas de roda, trava línguas, versos e ditos populares.
Para finalizar nossos estudos nada melhor que visitar o Museu do Folclore do Parque da Cidade.



























Enfim, há muitos fatos folclóricos acontecendo no dia a dia: gestos durante a conversa, mesmo ao telefone; jeito de carregar criança no colo; modos de segurar o copo de cerveja, relacionamento com o micro (alguns até falam com ele); colocar garrafa de água em cima do medidor de energia elétrica para pagar menos na conta de luz; tipos de mistura no prato do almoço; jeito de varrer calçada, hábitos e modos ao caminhar etc. A riqueza é tão grande quanto o número de pessoas.
Observe e descubra.
pesquisa: La Vra - jornal literário.