segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Festança no Arraiá Nova Esperança"


No Brasil


As festas juninas, são na sua essêcia multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc. estão na base da música popular e folclórica portuguesa foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e emigrantes dos país irmão. As roupas "caipiras" ou "saloias" são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir "caipira" tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, ele são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.



Em nosso Arraiá Nova Esperança





Ao chegarem em nosso Arraiá as crianças recebiam de nossa Assistente Social Maria Luiza um colar com tíquete para trocarem com os deliciosos doces e salgados feitos com muito carinho por nossa cozinheira Creusa.













































Foi um verdadeiro sucesso a dança das cadeiras ao som de Capelinha de melão.































































































Sou muito bonitinho, mas perigoso no Brasil é proibido soltar balão, então não esqueça.

Não Solte balão!

Boas férias para todos.

5 comentários:

  1. Oi Graça... Uma festa linda heim??

    Beijos...

    Angelinha

    ResponderExcluir
  2. Graça que festa gostosa, que crianças maravilhosas! Parabéns estava tudo, tudo lindo...
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Com certeza tudo estava uma delícia. Deus abençoe as mãozinhas sagradas da D. Creusa (cozinheira). Parabéns a todos, pelas fotos vejo que tudo estava lindo.

    Fikem com Deus
    Bjs no ♥
    Tânia

    ResponderExcluir
  4. Que festança!

    Êta sô!

    Aqui no Caic todos ficaram com água na boca.
    O professor Celso então... que saudades dos velhos tempos.

    Beijos em todos!

    Elisangela Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito,que perdi todos estes deliciosos quitutes....uma pena mesmo ter saido da unidade...Saudades imensas de todos...Bjos!
    Marcelo

    ResponderExcluir