FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA.
Roniel T. Soeiro de Faria
(Presidente)
Joás Garcia Moreno Sanches
(Diretor Geral)
Dagmar Braz de Queiroz
(Diretora da Divisão Criança)
Maria Luiza Emídio
(Gestora da Unidade Nova Esperança).
MISSÃO DA INSTITUIÇÃO:
Servir ao município de São José dos Campos, com eficiência, na execução da política de atendimento a crianças e adolescentes provenientes das classes menos favorecidas, com a finalidade de garantir sua formação integral.
EQUIPE PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PROJETO:
Maria Luiza Emídio
(Gestão e Serviço Social)
Maria das Graças Miacci
(Professora de Informática na Educação)
Carolina Wintter
(Educadora Social de Comunicação)
II. Nome do Projeto:
“EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANETÁRIA”
III. Justificativa:
Diante de todos os problemas ambientais, sociais e educacionais, sempre presentes em jornais e demais meios de comunicação de massa, é importante estimularmos nas crianças e familiares a consciência de que suas atitudes fazem diferença tanto na preservação, quanto na destruição do planeta - a casa comum dos seres humanos.
A unidade Nova Esperança está localizada numa área de preservação ambiental, o conhecido “Banhado”, e a maioria das crianças atendidas não tem conhecimento sobre a biodiversidade do local, nem do impacto que seus hábitos têm sobre o ambiente.
A cidadania planetária envolve o cuidado com a natureza e a com vida, considerando que a espécie humana é vista como mais uma habitando esse imenso e dinâmico planeta, e qualquer agressão sofrida por este será refletida em toda a comunidade da Terra.
Em meio a tanta violência e desigualdades, é preciso cultivar e valorizar as relações sinceras e tolerantes, construindo assim uma cultura de respeito às diversidades (cultural, religiosa, profissional, de gênero, de histórias de vida, etc) para poder encarar o outro como verdadeiro outro, pois o que existe de mais comum entre todos os seres (inclusive os humanos), é justamente a diferença.
IV. Objetivo Geral:
Conscientizar as crianças de seu papel como cidadãs planetárias, para que cuidem do planeta, valorizem sua identidade, reconheçam as diferenças e convivam em harmonia na (bio) diversidade (cultural).
V. Objetivos Específicos:
Separar o lixo da unidade para reciclagem.
Reduzir o lixo (copos descartáveis, uso desnecessário de papel e outros materiais, etc).
Reaproveitar materiais.
Oferecer às crianças pequenos textos informativos sobre a natureza para que possam pesquisar, ler e interpretar.
Realizar campanhas de conscientização sobre questões planetárias como meio ambiente, guerras, diversidade cultural, importância do diálogo, etc.
Postar no blog da unidade produções das crianças, eventos, propostas e novidades da unidade.
Melhorar a convivência das crianças, reduzindo o número de brigas durante as atividades.
Aumentar o índice de freqüência das crianças na Fundhas e na escola, de acordo com o projeto Caça ao Tesouro.
Ressaltar a importância do diálogo, da tolerância e da gentileza.
Aprimorar nas crianças suas habilidades de comunicação verbal e não verbal através de exercícios de produção sonora e visual.
Estimular a percepção, o senso crítico e a curiosidade (“espírito de procura”) das crianças.
Enriquecer o repertório cultural das crianças.
Fazer com que ela reconheça a sua identidade.
Estimular, reconhecer e valorizar a iniciativa e o esforço.
Iniciar na unidade uma mudança de comportamento que se estenda para os lares e comunidade.
VI. Metodologia:
Todos os profissionais da unidade devem estar cientes e envolvidos no projeto “Educação para a Cidadania Planetária”, procurando colaborar com a separação do lixo e incentivar as crianças a fazer o mesmo, além de respeitar uns aos outros, sendo exemplo de boa educação, gentileza, respeito e solidariedade.
O tema norteador é a consciência ambiental, lembrando que o ambiente é composto também pelo ser humano e que suas relações sociais determinam a condição de vida no presente e no futuro.
Espaço físico + Componente biológico + Sócio-cultural = AMBIENTE.
É fundamental que a criança entenda quem é ela e onde está em diferentes escalas, por exemplo: a criança é filha, habita um lar, é estudante, humana, joseense, paulista, brasileira, terráquea...
Ao perceber o contexto em que vive e o alcance de suas ações, bem como o objetivo do aprendizado e a aplicação dos conteúdos, espera-se da criança envolvimento e participação.
Despertar a dúvida e a curiosidade sobre assuntos diversos a partir da proposta de utilização das ferramentas oferecidas pela informática (softwares e hardwares) e pela comunicação (meios e linguagens), para que desvendem a realidade, conheçam algo mais sobre mundo e que reconheçam a riqueza do trabalho conjunto.
Percebe-se no nosso público beneficiado que há grande dificuldade de concentração, aceitação da diferença, execução de tarefas como escrever, ler, relacionar e criar. Todavia, pretende-se cativar a criança em atividades lúdicas e principalmente pela utilização da tecnologia, para que ela olhe o mundo com mais minúcia, veja seu potencial criativo e enxergue soluções para os desafios do dia a dia.
VII. Cronograma:
Algumas datas comemorativas a serem lembradas durante o ano:
16 de fevereiro – Carnaval.
8 de março - Dia Internacional da Mulher.
4 de abril – Páscoa.
19 de abril - Dia do Índio.
9 de maio - Dia das Mães.
5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.
20 de julho - Dia Internacional da Amizade.
8 de agosto - Dia dos Pais.
7 de setembro – Dia da Pátria.
12 de outubro - Dia Crianças.
20 de novembro - Dia da Consciência Negra.
VIII. Resultados e Produtos Esperados:
Adesão das crianças às campanhas e atividades.
Mudança de atitude a partir do “novo” conceito de cidadania planetária, o que inclui diminuição do lixo, comportamento adequado em ambiente fechado, tranqüilidade ao caminhar pela unidade, etc.
Produção de uma “carta em mídia” (áudio, impresso, imagem ou vídeo) que será trocada entre as unidades que contam com os educadores sociais de Comunicação, no primeiro semestre.
Produção da segunda “carta em mídia”, uma resposta à unidade que nos enviar sua “carta”, no segundo semestre.
Trabalhos em diferentes linguagens que retratem o tema abordado durante o ano (Educação para Cidadania Planetária) a serem divulgados no blog da unidade e na Expo Fundhas.
IX. Avaliação:
A conquista dos objetivos do nosso projeto, bem como da instituição, não será medida por notas e sim, ao longo do dia a dia através da observação do comportamento e dos relatos trazidos pelas crianças sobre os acontecimentos nos locais onde transitam (lar, rua, comunidade, escola, Fundhas, entre outros).
Os produtos finais das atividades também serão constantemente avaliados, considerando o avanço da criança e não necessariamente a perfeição na execução dos trabalhos.
Os produtos finais das atividades também serão constantemente avaliados, considerando o avanço da criança e não necessariamente a perfeição na execução dos trabalhos.
X. Divulgação da Experiência:
O principal meio para a divulgação da experiência será o blog da unidade (http://www.esperancadosaber.blogspot.com/). Os trabalhos também serão divulgados na Expo Fundhas.
XI. Orçamento:
Não há itens para orçamento.
XII. Bibliografia Sugerida:
Livros:
IKEDA, Daisaku. “Cidadania Planetária – Seus valores, suas crenças e suas ações podem criar um mundo sustentável / Daisaku Ikeda e Hazel Henderson”. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2005.
MORIN, Edgar. “Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”. 3A. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Sites:
http://www.mundojovem.com.br/
http://www.cultura.ufpa.br/cagro/pdfs/TextoN006_Crise_Ambiental_e_cidadania_planetaria_Flavio_Bezerra.pdf
http://www.adital.com.br/Site/noticia2.asp?lang=PT&cod=25012
Revista:
Nova Escola. Ano XVII, n°. 154. São Paulo: Editora Abril, 2002.
Olá...amei o tema e as dicas para as crianças desde cedo valorizar o verde e o nosso mundo.Parabéns!
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